
Responder Fazendo
Wander B. reestreia espetáculo online O Inferno É Um Espelho de Borda Laranja dia 10 de junho
Ator convida o espectador a vivenciar uma noite de insônia dentro de uma madrugada que parece não ter fim; o texto passeia pelas suas angústias e desassossegos

Ator Wander B. - O Inferno É Um Espelho de Borda Laranja -
Foto: Divulgação - responderfazendo.com
O ator, diretor, performer e dramaturgo Wander B. reestreia sua peça O Inferno É Um Espelho da Borda Laranja nesta quinta-feira, 10 de junho, via Zoom, às 20h. Os ingressos já podem ser retirados na Sympla. O texto, escrito pelo próprio ator, em conjunto com a dramaturga Elenice Zerneri, traz à tona reflexões elaboradas em uma noite de insônia.
Com 20 anos de trajetória artística, Wander B. tem uma visão muito particular do que é teatro e do fazer teatral. "Esse é o teatro que me atrai, a arte que me atrai: a arte que dá espaço para as pessoas tirarem suas próprias conclusões. A arte não pode se encerrar no ponto de vista do artista. O ponto de vista do artista está lá, mas a arte se completa é no outro", afirma o artista.
Sinopse
Uma pessoa que não dorme, dentro de uma madrugada sem fim, vive sua jornada em direção ao inferno — e o inferno (por incrível que pareça!) não são os outros, como pensava Sartre, mas um velho espelho da borda laranja.
Sobre a peça
A peça teve sua pré-estreia em outubro de 2020 e, de lá pra cá, esteve em cartaz, em temporadas independentes ou em parcerias com espaços teatrais, também em festivais de teatro e mostras digitais de vários lugares do país. "O inferno é um espelho da borda laranja" já recebeu pessoas de todos os estados brasileiros e também da capital federal, além de brasileiras e brasileiros que vivem fora do Brasil, em países da Europa e nos EUA.
Com grande repercussão na mídia especializada, a peça é também o primeiro trabalho de Wander B., em 20 anos de carreira, a receber atenção do meio acadêmico, sendo tema de trabalho da diretora teatral e historiadora do teatro Dra. Amanda Steinbach, em uma mesa sobre arte na contemporaneidade dentro do Seminário Internacional de História, Cultura e Relações de Poder, realizado em novembro de 2020, pela Universidade Mackenzie em parceria com a Universitá Degli Studi di Genova e com a Universidade Federal de Goiás.
Sobre o artista
Wander B. é um artista completando vinte anos de carreira. Teatro, cinema, performance art, música, literatura: tudo se funde e se confunde ao longo de uma história de arte que começa ainda na infância, mas se assume como projeto de vida quando o artista, em dezembro de 2001, avista uns panos cafonas em uma loja de departamentos, cria um parangolé improvisado, e decide fazer sua primeira performance: um ato público que marca essa aventura que começa no interior de São Paulo, nas ruas, nas praças e nos coretos de Barra Bonita, e segue pulsando hoje, duas décadas depois, em qualquer canto do Brasil onde se possa aventar as pulsações vibrantes do desejo de liberdade — que é tamanho!
Ficha técnica
Dramaturgia, direção, luz e atuação: Wander B. Dramaturgismo: Elenice Zerneri Arte gráfica e teaser: Jezz Chimera.
Serviço:
Espetáculo O Inferno É Um Espelho de Borda Laranja
Dia 10 de junho, quinta-feira, às 20h
Transmissão: Plataforma Zoom
Duração: 55 minutos.
Classificação etária: 16 anos.
Ingressos: Solidários a partir de R$10,00
Siga o Responder Fazendo também no Instagram: @responderfazendo