Buscar
  • Responder Fazendo

Oficina dos Menestréis apresenta a 5ª edição do festival de teatro musical inclusivo em São Paulo

O elenco é formado por menestréis com deficiência visual, Downs, cadeirantes, autistas e idosos em quatro montagens. Os espetáculos começam a partir de 6 de agosto, no Teatro do TCP (Tênis Clube Paulista).

Espetáculo Noturno com pessoas cadeirantes | Foto: Rafael Casellato


Com direção de Deto Montenegro, a Oficina dos Menestréis apresenta a 5ª edição do FPSOM (Festival de Projetos Sociais da Oficina dos Menestréis), um festival de teatro musical com elencos formados por menestréis cadeirantes, da terceira idade, jovens e adultos com Síndrome de Down e do espectro autista. Serão quatro montagens de espetáculos de sucesso, apresentados de 6 a 28 de agosto, no teatro do TCP (Tênis Clube Paulista), em São Paulo.

O festival terá como repertório diversos espetáculos que integram a programação de teatro inclusivo por meio da arte, da Oficina dos Menestréis. Desta maneira, o público poderá ver e rever as montagens dos musicais “A Sétima Arte” (com elenco de menestréis da terceira idade), “Aut 6” (com menestréis do espectro autista), “Noturno Cadeirante” (com elenco formado por menestréis cadeirantes) e a edição comemorativa do “UP 10” (com elenco formado por menestréis com Síndrome de Down).

Em todas as sessões a banda é composta por cantores e músicos profissionais, além da equipe dos menestréis. Ao longo do ano, os projetos sociais dos menestréis dirigidos por Deto Montenegro atendem, por meio do curso de teatro musical inclusivo, pessoas com deficiência física e visual (Projeto Mix Menestréis), terceira idade (Projeto Maturidade), pessoas com Síndrome de Down (Projeto UP) e jovens do espectro autista (Projeto Aut).

Sinopse dos espetáculos do V FPSOM

1) A SÉTIMA ARTE - MATURIDADE

As manifestações artísticas como a dança, a música e o teatro são responsáveis por emocionar de diversas formas. O cinema considerado a sétima arte, parece ter uma responsabilidade maior. Sua linguagem é universal assim como sua facilidade de acesso.

Para interagir com essa maravilhosa fábrica de sonhos, a Oficina dos Menestréis trouxe para o palco a magia do cinema, neste musical de Candé Brandão e Patrícia Kfouri. Forrest Gump vive e narra a história junto do elenco de 18 menestréis da Maturidade.

Numa composição perfeita de luz, som e imagens, filmes que marcaram, emocionaram e transcenderam gerações compõem o roteiro de “A Sétima Arte”. O cinema é a maior diversão, o teatro a maior emoção e “A sétima Arte” um pouco de tudo isso.

2) NOTURNO CADEIRANTE

O espetáculo tem como tema os vários aspectos da noite paulistana, apresentados através de um revezamento cênico cinematográfico, onde o espaço físico do teatro é utilizado por 15 menestréis, sendo 8 cadeirantes, que, deslizando em cadeiras de rodas, surpreendem a plateia ao realizarem coreografias e cenas que abordam o tema, com música ao vivo e convidados especiais.

É na noite que as pessoas menos competem entre si, menos se deparam com o ridículo, mais se encontram e trocam segredos, é o horário do amor e dos mistérios. Escrito por Oswaldo Montenegro, ‘Noturno’ estreou em 1991 na cidade de São Paulo e foi o primeiro espetáculo dos Menestréis, adaptado para um elenco de cadeirantes em 2003, sob direção de Deto Montenegro.

3) AUT 6

Dois locutores narram de maneira irreverente a programação da “Rádio ZYBem Bom” com uma saudação divertida e inclusiva. Com muita música, coreografias e humor, 32 menestréis do Projeto AUT, (alunos do curso experimental direcionado a jovens do espectro autista) apresentam habilidades sociais e artísticas desenvolvidas através do método de treinamento artístico da Oficina dos Menestréis, num projeto ousado e inovador.

No musical, cenas de diversas peças do repertório da Oficina dos Menestréis apresentadas numa programação de rádio para ser assistida no teatro.

As músicas que compõem o espetáculo são tocadas ao vivo pela banda de músicos convidados e a direção é de Deto Montenegro.

4) UP 10

UP 10 é o décimo musical do Projeto UP, no elenco, jovens e adultos com Síndrome de Dowm. No musical, cenas do repertório de peças musicais da Oficina dos Menestréis na programação da “Rádio ZYBembom”, um programa de rádio no teatro, roteirizado de forma leve, divertida, inclusiva, com a presença da banda e de convidados especiais.

Após a pandemia e a fase das aulas online, o grupo com 25 jovens e adultos com idade entre 13 e 35 anos, retomou as aulas/ensaios presenciais no mês de março de 2022 para preparar a edição comemorativa de 10 anos do Projeto UP, sob direção de Deto Montenegro, o resultado artístico é uma coletânea com as melhores cenas das 9 edições anteriores, processos repletos de descobertas, risadas, experiências, arte, inclusão e muito afeto.

Serviço

OFICINA DOS MENESTRÉIS -- ‘V FESTIVAL PROJETOS SOCIAIS’

Programação

Sétima Arte: Maturidade: dias 6 e 7 de agosto -- sábado às 21h e domingo às 20h.

Noturno Cadeirante: dias 14, 20, 21 e 27 de agosto - Sábados às 21h e Domingos às 20h.

AUT 6: dias 20 e 27 de agosto: sábados às 17h.

UP 10: dias 21 e 28 de agosto: domingos às 16h.

Local: Teatro do TCP (Tênis Clube Paulista)

Capacidade: 170 lugares

Ingressos: R$40,00 a R$80,00 (via WhatsApp da Oficina dos Menestréis - 11 94160-2705)

Endereço: Rua: Gualaxo, 285, Aclimação, São Paulo.

Site: Oficina dos Menestréis

Facebook: Oficina dos Menestréis

Instagram: @menestreisoficina

Youtube: Oficina dos Menestréis Oficial