Buscar
  • Responder Fazendo

Espetáculo sobre o fim do amor chega a Oficina Cultural Oswald de Andrade em julho

O grupo brasiliense Setor de Áreas Isoladas promove embate entre casal em término de um

relacionamento com texto contemporâneo do francês Pascal Rambert.

Encerramento do Amor - Foto: Henri dos Anjos - responderfazendo.com


A trupe brasiliense Companhia Setor de Áreas Isoladas retorna à capital paulista para três apresentações gratuitas do espetáculo Encerramento do Amor nos dias 7, 8 e 9 de julho na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Sessão com acessibilidade em Libras na sexta-feira.

A atriz Ada Luana divide a cena com João Campos e Taís Felippe, dirigidos por Diego Bresani. É a versão brasiliense da obra Clôture de l’Amour, do dramaturgo francês Pascal Rambert.

A peça acompanha um casal que vive seus derradeiros dias de amor e um embate sufocante e desigual que surge desse descompasso. Para dar vazão à complexidade de sentimentos, o espetáculo trabalha com um duelo de palavras, muito focado em discursos fortes que sintetizam a violência, as memórias e a bagagem dessas duas pessoas, a fim de discutir sobre nossa capacidade de escuta, diálogo e compreensão do outro. Para isto, cada personagem faz seu monólogo sobre o fim do relacionamento, como num ringue, separados por um número de sapateado.

A companhia expande a discussão levantada pelo texto ao inserir temáticas atuais importantes sobretudo por uma perspectiva de gênero, como abuso emocional, violência psicológica e machismo nas relações. Apesar de representar um casal, ela não fala somente do amor romântico, mas faz um retrato real e sem filtros da humanidade e suas relações.

A peça estreou no Cena Contemporânea 2018 - Festival Internacional de Teatro de Brasília - e passou também pelo Festival do Teatro Brasileiro de Grandes Espetáculos, em Recife e em Salvador.

Em maio o grupo apresentou A Moscou! Um palimpsesto, na Galeria Dandi, em São Paulo. A circulação dos espetáculos tem o apoio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. A Moscou! Um palimpsesto foi apresentado em Brasília e Rio de Janeiro. Encerramento do Amor passou por Belo Horizonte e depois de São Paulo será apresentado no Rio de Janeiro.

Ficha técnica Encerramento do Amor

Texto: Pascal Rambert. Tradução: Marcus Vinícius Borja. Direção: Diego Bresani. Elenco: Ada Luana, João Campos e Taís Felippe. Iluminação: Diego Bresani. Fotografia: Henri dos Anjos. Cenografia e figurino: Companhia Setor de Áreas Isoladas. Produção: Taís Felippe. Produção local: Junior Cecon - Plural Produções Artísticas. Intérpretes libras: Mirian Caxilé e Igor Calumbi.

Serviço:

Encerramento do Amor

Temporada: Dias 7, 8 e 9 de julho de 2022 – Quinta e sexta às 20h e sábado às 17h.

Ingressos: gratuitos, retirada com 1h de antecedência

Duração: 80 minutos.

Classificação etária: 14 anos.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro

Capacidade: 40 lugares