Buscar
  • Luiz Vieira

Encontro Internacional de Dança começa domingo com transmissão pela internet

Ao todo, serão apresentados 14 espetáculos. “As Canções que você dançou para mim”, da Focus Cia de Dança abre o evento

Foto: Brunno Martins.


Entre os dias 21 e 28 de fevereiro, acontece o Encontro Internacional de Dança Contemporânea. Por conta das medidas de segurança impostas pela pandemia do novo coronavírus, o evento potiguar, que chega a sua 13ª edição, acontece exclusivamente pela internet. Todas as apresentações serão transmitidas pelo canal do Encontro de Dança no YouTube.


A programação gratuita com curadoria de Diana Fontes, idealizadora e coordenadora geral do evento, inclui espetáculos locais, nacionais e internacionais, além de bate-papos com convidados que são referência no meio artístico. Ao todo, serão apresentados 14 espetáculos, sendo seis internacionais, dois nacionais e seis da Plataforma de Dança do Rio Grande do Norte.


A abertura, dia 21, contará com o espetáculo “As Canções que você dançou para mim”, da Focus Cia de Dança, uma das mais atuantes companhias de dança do Rio de Janeiro.


Nos dias seguintes, o público poderá conferir a mostra Solos Stuttgart, com seis solos premiados no Internationales Solo Tanz-Theater Festival de 2019, realizado na Alemanha. Nesta edição participam bailarinos da Bélgica, Brasil, Canadá, Itália, Israel e França.


Os espetáculos potiguares que compõem a Plataforma de Dança do Rio Grande do Norte foram selecionados através de edital. São eles: “O Corpo e Uma Farsa” de Anízia Marques Cia De Dança; “Die Eienen, Die Anderen” da Companhia Giradança; “Querendo…” do Entre Nós Coletivo De Criação; “Rio Cor de Rosa” da Companhia de Dança Do Teatro Alberto Maranhão/CDTAM; “Goldfish” do artista independente Alexandre Américo e “Dançar Álbuns Inteiros - Ficção" de Álvaro Dantas. Todas as obras selecionadas receberão uma crítica de Cássia Navas, uma das mais renomadas críticas de dança do país.

Foto: Divulgação.


O evento encerra com apresentação da companhia goiana Quasar, com o espetáculo “No Singular”.


Completam a programação da semana, mesas redondas com temas “A Dança na era Remota”, “Criação a Distância” e “Dança sem fronteiras”. Entre os convidados, Henrique Rodovalho (Quasar Cia de Dança/GO), Marcelo Santos (Solos de Stuttgart/Alemanha), Fabiano Carneiro (FUNARTE/RJ), Alex Neoral (Focus Cia de Dança/RJ), Wanie Rose Medeiros (Cia de Dança do Tam/RN) e Willy Helm, bailarino e coreógrafo.


O lema “Encontrar é preciso”, que há alguns anos tem sido bandeira do evento, segue em uso. “Encontrar mesmo que no virtual tornou-se algo essencial para que tenhamos a possibilidade de superar o isolamento que a situação atual nos impõe. Este formato nos possibilita ainda enxergar mais longe, reunindo artistas e espectadores de além fronteiras”, conta Diana Fontes.


O encontro é promovido por Diana Fontes Direção e Produção Cultural, com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. O evento também tem parceria cultural com o Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart.

Foto: Rubens Cerqueira.


PROGRAMAÇÃO


DOMINGO 21.02

20h Abertura do Encontro Internacional de Dança | Live A Trajetória do Encontro Internacional de Dança: Memórias e Afetos com Diana Fontes e convidadas

21h Espetáculo “As Canções que você dançou para mim”, Focus Cia de Dança


SEGUNDA 22.02

21h O Corpo e Uma Farsa - Anízia Marques Cia De Dança

Solo de Stuttgart Loretta Pelosi Oliveira (Brasil)


TERÇA 23.02

21h Die Eienen, Die Anderen - Companhia Giradança

Solo de Stuttgart Lida Cordero Rijo (Itália)


QUARTA 24.02

21h Querendo… - Entre Nós Coletivo De Criação

Solo de Stuttgart Seth Buckley (Canadá)


QUINTA 25.02

20h Live “Arte que transforma vidas” com Diana Fontes e Joana Patino

21h Rio Cor de Rosa - Companhia de Dança Do Teatro Alberto Maranhão/CDTAM

Solo de Stuttgart Nina Plantefeve- Castryck (Bélgica)


SEXTA 26.02

20h Mesa Redonda “Dança sem Fronteiras” com Willy Helm, Marcelo Santos e Diana Fontes

21h Goldfish - Alexandre Américo

Solo de Stuttgart Leïla Ka (França)


SÁBADO 27.02

20h Mesa Redonda “A dança na era remota” com Alex Neoral, Wanie Rose Medeiros e Diana Fontes

21h Dançar Álbuns Inteiros - "Ficção" - Álvaro Dantas

Solo de Stuttgart Shirly Barbie (Israel)


DOMINGO 28.02

20h Mesa Redonda “Criação à Distância” com Fabiano Carneiro, Henrique Rodovalho e Diana Fontes

21h Espetáculo “No Singular”, Quasar Cia de Dança


SERVIÇO

Encontro Internacional de Dança Contemporânea

De 21 a 28 de fevereiro

www.youtube.com/encontrodedanca

TEASER: https://youtu.be/kSkyDpKugos