Buscar
  • Responder Fazendo

Cretenses, espetáculo em processo da Cia. Teatral ENERGÓS, aborda o mito do Minotauro

As apresentações online, com intervenções ao vivo dos atores de suas casas, começam dia 17/09, 21h.

Cia. Teatral ENERGÓS - Foto: Júlia Gama - responderfazendo.com


CRETENSES, espetáculo em processo da Cia. Teatral ENERGÓS (@ciaenergos), trata do mito do Minotauro e conta com dramaturgia inédita do premiado escritor brasileiro João Anzanello Carrascoza. A dramaturgia foi criada a partir dos fragmentos de duas tragédias perdidas de Eurípedes, KRETES e THESEUS, e aborda temas presentes no mito, relacionando-os com a contemporaneidade. Estes fragmentos foram traduzidos pela primeira vez para o português pelo diretor da companhia Leonardo Antunes e pelo ator Jean Pierre Kaletrianos.

Mesmo com a pandemia, a Cia Teatral ENERGÓS continuou seu trabalho artístico, e realizou de modo virtual os ensaios e a pesquisa musical do espetáculo desde fevereiro de 2020. CRETENSES conta com uma paisagem sonora que atravessa toda a encenação e é criada por diversos elementos: as canções e versos em grego arcaico e moderno; a sonoridade do texto em português de João Carrascoza; e os instrumentos tocados pelos atores (adufes - instrumento de percussão ibérico - , aquários e violino).

A apresentação online funde a teatralidade da tragédia grega à linguagem audiovisual, mesclando cenas pré-gravadas e editadas (com a qualidade visual e sonora que o meio oferece) e intervenções dos atores ao vivo (resgatando a experiência do “momento”). Assim, CRETENSES estabelece diversos planos narrativos para tratar do mito do Minotauro sob seus aspectos trágicos, com uma dramaturgia que se espalha visualmente pela composição.

Cia. Teatral ENERGÓS - Foto: Júlia Gama - responderfazendo.com


As cenas foram gravadas entre abril e maio de 2021, na Areté, Centro de Estudos Helênicos (Pinheiros, São Paulo). Desde 2019, a Areté é sede da ENERGÓS, onde a companhia teatral realiza seus ensaios e ministra cursos de teatro para o público em geral.

Este projeto foi contemplado com o EDITAL PROAC EXPRESSO LAB Nº 36/2020 – PRODUÇÃO DE TEATRO.

Estima-se que Eurípedes escreveu cerca de 95 textos, sendo que apenas 19 chegaram integralmente até nós. Dos outros textos restam apenas fragmentos que nunca foram traduzidos ou encenados no Brasil.

SINOPSE

Quando o rei de Creta morre sem herdeiros, Minos reivindica o trono, que lhe é negado por seus irmãos. Ele, então, pede a Poseidon que envie um sinal de confirmação: um animal vindo do mar que deverá ser sacrificado em agradecimento. Poseidon atende o pedido: faz surgir um touro branco do oceano e Minos assume o poder. Mas o novo rei não cumpre a promessa. Ele se apossa do touro de Poseidon e sacrifica outro animal em seu lugar. Furioso, Poseidon lança um castigo sobre o rei e faz com que sua esposa, Pasífae, dê à luz um monstro: o Minotauro, criatura com cabeça de touro num corpo humano. O rei, tomado pela vergonha, esconde a criatura em um labirinto.

SERVIÇO:

CRETENSES - espetáculo em processo da Cia Teatral ENERGÓS.

Quando: De 17/09 a 10/10 | sextas e sábados, 21h. Domingo, 18h.

Não recomendado para menores de 14 anos

Duração: 1 hora

Onde: https://sympla.com.br/ciaenergos