Buscar
  • Responder Fazendo

Comitê Escondido Johann Fatzer estreia seu novo projeto com uma peça sonora

Além da peça, um site para compartilhamento de pesquisa também foi criado.


Antígona Sonora é o novo projeto do Comitê Escondido Johann Fatzer. O espetáculo narra o mito de Antígona a partir da casa do espectador-ouvinte, que é convidado por diferentes vozes a percorrer o espaço de sua casa, ressignificando-o de acordo com a narrativa proposta. A temporada acontece de 19 de agosto a 18 de setembro, de forma gratuita e online pelo site.


O espetáculo é uma continuidade na pesquisa do Comitê na lida com documentos em cena, e nas possibilidades sonoras que tais materiais podem evocar. Tal pesquisa iniciou-se em 2017, e deu origem ao espetáculo Terra tu pátria (2018). Em 2020, o Comitê estrearia um novo espetáculo, dando continuidade a este processo, mas o projeto foi interrompido em virtude da pandemia. Em suas casas, através de encontros virtuais, os membros do grupo continuaram se reunindo e pesquisando sonoridades em torno de documentos, e é desse contexto que nasce este espetáculo.


Além do espetáculo sonoro, o coletivo compartilhou um site, criado em parceria com a TUWE, como um modo de abrir a pesquisa que deu origem ao trabalho. Ali o espectador-ouvinte pode passear pelas referências do grupo, entrando em contato com os materiais que alimentaram o processo criativo.


O trabalho foi criado em tempos de isolamento social, mas busca um contato com o público similar ao que ocorria antes da pandemia. “Pensamos o trabalho como uma peça mesmo, com começo, meio e fim. O trabalho vai ser partilhado em dias e horários específicos, como uma temporada de teatro. O espectador tem que entrar no site na hora certa, e viver aquilo ali, não é algo que está disponível 24h por dia, como um podcast.”, explica Vicente Antunes Ramos, diretor do trabalho.


Giovanna Monteiro, atriz do coletivo, complementa: “Num momento em que todos ficamos saturados pelas telas, nos pareceu potente buscar o caminho da experimentação através do som. Isso era algo que já acontecia em nosso processo, então foi natural a passagem para esse novo meio. E a voz traz uma afetividade, uma proximidade, que pareceu algo a ser explorado nesse momento de distanciamento social”.


Em 2020 o Comitê foi contemplado na modalidade Maria Alice Vergueiro do edital da Lei Aldir Blanc da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Este auxílio possibilitou a continuidade da pesquisa do grupo, e a consequente estreia deste novo trabalho.


Espetáculo: Antígona Sonora

Quintas, sextas e sábados – entre 19h e 21h30.

De 19 de agosto a 18 de setembro

https://antigonasonora.hotglue.me/ Gratuito

Duração: 36 minutos


Ficha técnica:

criação e composição sonora: Danilo Arrabal, Eduardo Joly, Giovanna Monteiro, Isabela Bustamanti, Joy Catharina, Julia Pedreira, Mariana Carvalho, Rafael de Sousa, Vicente Antunes Ramos e Victor Rosa.

mixagem e montagem de áudio: Eduardo Joly, Mariana de Carvalho, Vicente Antunes Ramos e Victor Rosa

texto: Julia Pedreira, Rafael de Sousa e Vicente Antunes Ramos

direção: Vicente Antunes Ramos

vozes: Ismene… Joy Catharina

Guarda… Rafael de Sousa

Polinices… Danilo Arrabal

Antígona… Giovanna Monteiro

Coro e ruídos… Julia Pedreira, Isabela Bustamanti e Victor Rosa

produção: Leonardo Birche

site, identidade visual e comunicação: TUWE