Buscar
  • Luiz Vieira

Canal do Youtube 'Pecinha É A Vovozinha!' estreia websérie sobre bastidores do teatro infantil

'ACONTECEU NAQUELA PEÇA' é o nome da websérie documental, que será veiculada a partir de 19 de fevereiro (sexta), no site, no canal do YouTube e nas redes sociais (Facebook e Instagram) de PECINHA É A VOVOZINHA!, portal especializado em teatro para crianças e jovens.

Foto: Marcelo Villas.


Durante 8 semanas, com estreia de um novo vídeo duas vezes por semana (às sextas e às terças-feiras), PECINHA É A VOVOZINHA! veiculará 16 episódios desta primeira temporada de ACONTECEU NAQUELA PEÇA, com durações variáveis entre 4 e 8 minutos cada vídeo.


A ideia do idealizador, criador, roteirista, montador, diretor e apresentador da série, Dib Carneiro Neto, jornalista, dramaturgo e crítico de teatro, é disponibilizar ao público fatos e casos – curiosos, divertidos, emocionantes – relacionados ao fazer teatral para crianças, bem como as reações espontâneas sempre presentes nas plateias de público mirim.


“Artistas e grupos de todo o Brasil foram convocados desde o início do ano a enviar ao site depoimentos gravados por celular, contando acontecimentos surpreendentes nessa relação tão delicada e pulsante entre palco e plateia de teatro infantojuvenil”, detalha Dib Carneiro Neto, que atua como crítico e pesquisador da área há 30 anos, tendo criado o site Pecinha É a Vovozinha! em julho de 2016. “A espontaneidade das crianças na plateia acaba virando uma atração a mais para quem frequenta teatro infantil”, prossegue ele. “Cada coisa que acontece...”


Desta primeira etapa do projeto, a chamada ‘primeira temporada’, participam artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, São Bernardo do Campo e São José do Rio Preto. “Pelas limitações impostas neste período de pandemia, que nos obrigou a todos a uma reclusão e a uma imersão em nossos universos particulares”, continua Dib, “achei que seria o momento perfeito para atiçar a memória dos artistas, fazendo-os reviver e recontar casos marcantes de suas trajetórias no teatro infantojuvenil. Deu muito certo. Conseguimos reunir, para esta primeira temporada, 16 histórias que emocionam, encantam e divertem, fazendo com que a webserie ACONTECEU NAQUELA PEÇA sirva, inclusive, como documento importante para pesquisadores de todas as áreas relacionadas ao assunto Infâncias.”


OS PARTICIPANTES CONVIDADOS


Foram selecionados para a primeira temporada, que estreia dia 19 de fevereiro, os depoimentos dos seguintes artistas: Rodrigo Audi (diretor da Cia. Um de Teatro , de São Paulo), Jackie Obrigon (atriz e produtora da Cia. Bendita, de São Paulo), Fezu Duarte (diretora e atriz - SP), Marcello Airoldi (ator, diretor e dramaturgo – SP), Cíntia Alves (diretora e dramaturga do Coletivo Grão – Arte e Cidadania, de São Paulo), Eduardo Almeida e Cleiton Echeveste (atores, diretores e dramaturgos da Cia. Pandorga, do Rio de Janeiro), Marcio Nascimento e Tatá Oliveira (atores da Artesanal Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro), Keu Freire e Brenda Campos (fundadores e diretores da Insensata Cia. de Belo Horizonte – MG), Cláudia Jordão (diretora e dramaturga da Cia. do Flores, de São Bernardo do Campo), Duba Becker e Helena Figueira (palhaços e fundadores da Cia. Suno, de Campinas), Leandro Aveiro (diretor da Cia. Livre, de São José do Rio Preto), Eliot Tosta (ator de São Paulo, radicado na Espanha), Daniela Cury (atriz da paulistana Cia. da Revista), Anie Welter (diretora da Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação, de São Paulo), Rafael Bolacha, Sheyla Coelho e Felipe Lwe (atores da Cia. Noz), Mari Gutierrez (diretora e produtora do Projeto BuZum! – Teatro Sobre Rodas, de São Paulo), Dario Uzam (diretor, ator,bonequeiro e dramaturgo da Cia. Articularte, de São Paulo) e Tamirys Ohanna (atriz da Desubito Cia. – SP).


QUEM É DIB CARNEIRO NETO


Dib Carneiro Neto, 59 anos, natural de São José do Rio Preto - SP, é jornalista radicado em São Paulo desde 1979. Formou-se pela Escola de Comunicações e Artes (Eca) da Universidade de São Paulo (USP), em 1982. Foi editor-chefe do Caderno 2 do jornal O Estado de S.Paulo, função que exerceu por oito anos, até fevereiro de 2011. Um dos mais ativos críticos de teatro infantojuvenil do País, função que exerce desde o início dos anos 1990, hoje atua como editor-responsável pelo portal de notícias sobre teatro infantil Pecinha É a Vovozinha!, que já ganhou dois prêmios: o Prêmio Governador do Estado 2017 na categoria Artes para Crianças, e o Prêmio CBTIJ 2020 (Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude), como iniciativa cultural. Entre 2011 e 2017, manteve uma coluna semanal virtual de críticas de teatro infantil no site da revista Crescer, da editora Globo. Como dramaturgo, ganhou o Prêmio Shell de melhor autor em 2008, por Salmo 91. Tem vários livros publicados, entre eles, Imaginai! - O Teatro de Gabriel Villela (Edições Sesc), vencedor do Prêmio Jabuti 2018, na categoria Ensaio - Artes.

SERVIÇO

Webserie ACONTECEU NAQUELA PEÇA Uma realização do portal PECINHA É A VOVOZINHA! Concepção, criação, roteiro, montagem, direção e apresentação: DIB CARNEIRO NETO

Acesso gratuito

ONDE VER: pelo Youtube: www.youtube.com/dibcarneironeto pelo site: www.pecinhaeavovozinha.com.br

pelas redes sociais: Instagram e Facebook de @pecinhaeavovozinha


QUANDO VER: Estreia dia 19 de fevereiro de 2021 (sexta), com episódios novos às terças e sextas (durante oito semanas consecutivas), até 13 de abril de 2021 (terça). (Depois disso, a série toda ficará permanentemente disponível em playlist do YouTube de PECINHA É A VOVOZINHA!)